sábado, 16 de fevereiro de 2013

Palmeiras 2x1 Sporting Cristal – Na base da Vontade



Sob a desconfiança de boa parte da torcida o Palmeiras estreou na Taça Libertadora da América 2013 atuando no estádio do Pacaembu, e apesar das dificuldades o verdão conquistou uma vitória na base da superação e dedicação já que a qualidade infelizmente ainda falta.

Sem poder contar com o principal articulador da equipe, Valdívia, isto aliado das poucas opções ofensivas Kleina promoveu as entradas de três estreantes na equipe principal. Vilson, que mesmo sendo zagueiro atuou como volante, além dos laterais Weldinho e Marcelo Oliveira que ganharam a oportunidade de mostrar seu trabalho no lugar dos barrados Ayrton, que nem foi relacionado, e Juninho. Dos estreantes foi Vilson foi o que mais se destacou, os laterais foram muito modestos.

Demonstrando muita gana os palmeirenses iniciaram a partida tentando sufocar os peruanos e Patrick Vieira chegou bem pela direita e bateu cruzado levando muito perigo.

Apesar da vontade, faltava um toque especial para a equipe de Palestra Itália, que sofria para penetrar na defesa peruana, e não conseguia criar grandes perigos.

Foi em um dos raros momentos até então que o meio campo Souza, um dos mais motivados, quase abriu o marcador, aos 24 min, após chute de fora da área, mas a bola saiu passando muito perto da meta.

As dificuldades eram visíveis, pois mesmo sem incomodar muito Prass o Sporting estava bem postado em campo, ruim para o verdão que assistia ao jogo se equilibrando, passada a metade da primeira etapa.

Ela não poderia faltar, abola parada, sempre trazendo boas oportunidades para o alviverde, já que a criatividade não ajuda. Assim, aos 39 min, Wesley cobrou escanteio na cabeça do zagueirão artilheiro Henrique, que fuzilou a meta adversária, estufando a rede, estava aberto o marcador para os donos da casa.

A vantagem trouxe outras ótimas oportunidades para o Palmeiras ampliar o marcador, mas o time não conseguiu convertê-las em gol. Foi assim aos 43 min quando Souza cruzou na entrada da área para Patrick Vieira chutar mal e assistir a defesa do arqueiro adversário. Também na cobrança do escanteio aonde quase o zagueiro marcou gol contra, cabeceando na própria trave.

Souza também quase ampliou após pegar um belo voleio, mas a bola desviou no adversário e foi para escanteio. Deixando os donos da casa com uma vantagem simples para a volta da segunda etapa.

O Sporting tentou mudar a postura na volta para a parte final e seu treinador promoveu uma troca no intervalo, mas foi o Palmeiras que voltou a chegar com bastante perigo. Vilson logo aos 3 min exigiu boa defesa do goleiro dos “Los Cerveceros”.

Foi ai que Marcelo Oliveira protagonizou um lance bisonho, e de forma infantil cometeu pênalti em cima de Lobatón na entrada da área, isso quando o cronometro marcava 5 min. Na cobrança o próprio Lobatón bateu firme no canto esquerdo alto de Prass que se esticou todo, mas não conseguiu evitar o empate peruano.

A partida passa a ficar ainda mais complicada para os donos da casa, já que os visitantes cresciam na partida e também se aproveitavam de certo nervosismo dos palmeirenses.

Já com certo atraso Kleina resolve mexer na equipe, sacando Márcio Araújo para a entrada do jovem atacante Caio Mancha, isso aos 15 min. Até que enfiam a equipe tinha um homem de área.

Mas foram os visitantes que assustaram novamente, aos 18 min, quando Calcaterra arriscou de longe, mas a bola passou com perigo.

A jogada do gol da vitória alviverde iniciou de um chute forte de Souza da intermediária, após defesa do goleiro, a bola sobrou na esquerda para Patrick Vieira executou ótimo lançamento em profundidade para o lateral Marcelo Oliveira avançar e cruzar, um pouco forte, para Caio que também dominou mal, mas mesmo assim deu certo, e a gorduchinha  se apresentou para Patrick Vieira, no bico esquerdo da pequena, mandar um torpedo e assim marcar o segundo tento do verdão, aos 22 min.

Com a vantagem o comandante palmeirense promoveu suas ultimas modificações, sacou da equipe Vinicius e Patrick Vieira e mandou para o duelo Ronny e Denoni.

O jogo seguia perigoso, mas o Palmeiras também tentava ampliar, e aos 34 min, Ronny teve a chance de marcar, já que a bola sobrou para ele próxima a marca penal, o meia chutou forte, só que em cima do goleiro dos “Los Cerveceros”.

O Sporting não concedia refresco, e também assuntava com Arroé que arriscou de fora da área com muito perigo aos 37 min. O próprio Arroé novamente chegou com grande perigo aos 43 min, e tentou encobrir Prass que fez excelente defesa para alivio da torcida alviverde.

Assim o Palmeiras conseguiu sua primeira vitória na competição continental, somando agora quatro décadas sem perder em uma estreia de Libertadores, mas muito será preciso evoluir, pois podemos observar grandes dificuldades na equipe.

Vamos aguardar e torcer por uma evolução dos contratados e também de um melhor entrosamento e aprimoramento tático, já que o time não é compacto e apresenta vários buracos no setor defensivo, mesmo jogando com inúmeros volantes. Já na armação das jogadas e ataque faltam ainda opções disponíveis  de qualidade.


FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS 2 X 1 SPORTING CRISTAL (PER)

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/hora: 14/2/2012, às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Martin Vázquez (URU)
Auxiliares: Maurício Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)
Renda/público: R$ 680.550,47 / 17.744 pagantes
Cartões amarelos: Vinícius e Wesley (PAL), Cazulo, Chiroque, Penny e Lobatón (SCR)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Henrique, aos 39'/1T (1-0); Lobaton, aos 6'/2T (1-1); Patrick Vieira, aos 22'/2T (2-1)

PALMEIRAS: Fernando Prass, Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo (Caio - 15'2T), Vilson, Wesley e Souza; Patrick Vieira (João Denoni - 29'/2T) e Vinícius (Ronny - 23'/2T). Técnico: Gilson Kleina.
SPORTING CRISTAL: Penny, Revoredo (Uribe - 13'/2T), Ayr, Álvarez e Quina; Cazulo, Lobatón, Chiroque (Arroe - 27'/2T) e Sheput (Calcaterra - Intervalo); Rengifo e Ávila. Técnico: Roberto Mosquera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário